Curiosidades sobre o Mês das Noivas

O mês de Maio é marcado como o mês das Noivas por existirem diversas teorias sobre como foram iniciados estes costumes e rituais de união entre duas pessoas, conhecido como Casamento.

Mas hoje iremos desvendar esse assunto por completo!

Vestido Azul?

Em vez do hoje tradicional vestido branco, as noivas costumavam usar a cor azul. Pois acreditava-se que o azul era a cor que simbolizava a pureza. Entre os nobres, a cor vermelha também era muito utilizada. A primeira noiva a se casar de branco foi a Rainha Victória da Inglaterra no século XVII.

Casando a Marra

Os pais dos noivos eram quem arranjavam os casamentos dos filhos, negociavam os dotes e a idade com que os filhos deveriam se casar. O casamento nesta época era visto como um negócio lucrativo. Até um contrato era firmado, inclusive com uma multa alta se alguma das partes desistisse do casório. Daí a pressão em cima dos noivos para que realmente se casassem.

Bolo de Torre

Era tradição nesta época os convidados levarem bolos e empilhá-los em forma de torre, porque acreditava-se que, para dar sorte no casamento, os noivos deveriam se beijar sobre o bolo sem o derrubarem. Se assim o fizessem, o casamento seria de muita sorte e próspero

O Banho

O inverno naquela época era bem rigoroso e de frio extremo. As pessoas precisavam esquentar a água em caldeirões, gastando muita lenha e, rapidamente, a água esfriava devido ao frio intenso. Por isso, o banho se tornava algo praticamente impossível. Isto só mudava com a chegada da primavera, que tinha seu ápice no mês de Maio. Era nesta época que as flores mais belas e cheirosas desabrochavam, exalando um perfume forte e duradouro.

Chá de Cozinha

A origem do chá de cozinha também veio dessa época também. Uma lenda que diz que um jovem que trabalhava em um moinho se apaixonou por uma rica senhorinha, mas o pai da noiva desaprovou o casamento porque o jovem rapaz não tinha condições financeiras e disse que não bancaria nem a festa. Os amigos do jovem rapaz, ao saberem disso, se juntaram e deram de presente vários utensílios de cozinha e assim, o pai da noiva aprovou e eles finalmente se casaram.

A Igreja

Consequentemente, a Igreja também teve prestígio na escolha de Maio pois considera como o mês de consagração a Maria, Mãe de Jesus Cristo. Porque, naquela época, era praticamente óbvio que, ao se casarem, os noivos confirmavam entre si o desejo de terem filhos, tornando-se então, a figura da mulher como mãe.

Também é o mês das mães. Um data tão especial para aquela que, além de gerar, criar, ensinar, aconselhar e, se necessário, dar sua vida por seu filho(a).

No Brasil

A tradição do mês das noivas está crescendo a cada ano. Uma grande vantagem deste mês para celebrações de casamento é o fato de ter menos chuva, o que acaba animando ainda mais os casais que querem casar ao ar livre. Outra coisa que no mês de maio é lindo é o nascer e pôr do sol. Eles tem um tom mais vibrante e, se houverem nuvens, tornam esta experiência ainda mais romântica.


Posts recentes